Levantamento da CBL aponta que 16% da população brasileira acima de 18 anos comprou ao menos um livro nos últimos 12 meses. Pesquisa inédita realizada pela Nielsen BookData, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro, o “Panorama do Consumo de Livros” aponta que dos 25 milhões de consumidores de livros, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. Além disso, 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.
O estudo busca identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023.
As principais razões apontadas para a compra de um livro são o ‘crescimento pessoal’ e o ‘lazer’. Em relação às atividades de lazer, além da leitura, a preferência ficou por conta da utilização de redes sociais (50,8%) e serviços de streaming (44,3%). “A pesquisa Panorama do Consumo de Livros foi pensada para traçar um perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil. As informações sobre os hábitos de consumo, preferências e comportamentos dos brasileiros mostram a importância da realização de ações efetivas de fomento à leitura. O Brasil precisa de uma política séria e eficiente de formação de leitores e fortalecimento do livro”, afirma Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Quanto aos hábitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisições online, atraídos pelas ofertas e pela conveniência deste canal. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiência de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. Para estes, a capa do livro e as recomendações dos vendedores são aspectos importantes na hora de decidir pela compra. As datas especiais, como a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), também foram apontadas como bastante relevantes para os compradores.