Site icon Ondas Impressas

Pesquisas confirmam crescimento do setor editorial em 2021

Crescimento do setor editorial em 2021

Crescimento do setor editorial em 2021

Faturamento das editoras teve aumento nominal de 6% e de 23% com conteúdo digital.

Coordenadas pela Câmara Brasileira do Livro @cbloficial e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), as pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro mostram que, em 2021, o setor apresentou um movimento de expansão, se comparado aos dados de 2020, nos levantamentos produzidos pela Nielsen Book @nielsenbook.

A pesquisa Produção e Vendas aponta que o faturamento das editoras com a venda de livros para todo o mercado registrou crescimento nominal de 6% e, em termos reais, queda de 4%, considerando a variação do IPCA de 2021.

Já o levantamento Conteúdo Digital revela um acréscimo nominal de 23% e, em termos reais, 12%, na receita com conteúdo digital. A pesquisa traz os dados totais e dos seus quatro grandes subsetores: Obras Gerais, Didáticos, Religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais).

Em 2021, três subsetores registraram aumento no faturamento nas vendas, sendo que o grande destaque ano passado foi o subsetor de Obras Gerais, com acréscimo de 14%, acima da variação da inflação e do PIB. Descontada a inflação, o aumento foi de 3%.

O subsetor de Obras Gerais teve crescimento por três anos consecutivos, consolidando a curva ascendente. O subsetor de Religiosos voltou aos níveis pré-pandemia, com expansão de 14% (nominal) e 3% (real). Já o de CTP apresentou expansão nominal importante, de 7%, embora ainda com recuo de 3% em termos reais.

O de Didáticos, incluindo apenas as vendas ao mercado, é o único com queda significativa, de 14% em termos reais, e 5% (nominal), pois reflete a retração das vendas em ano de pandemia. Os dados apurados pela Pesquisa Conteúdo Digital mostram também crescimento nas vendas de e-books, audiolivros e outras plataformas de conteúdo digital em 2021.

O faturamento total teve um acréscimo nominal de 23% e, em termos reais, 12%. O faturamento foi de R$ 180 milhões no ano passado, contra R$ 147 milhões em 2020. Mesmo com esse crescimento, o conteúdo digital continua representando 6% do mercado editorial brasileiro.

Faça aqui o download das pesquisas https://conteudo.cblservicos.org.br/lp-pesquisas-2022

Exit mobile version