Press "Enter" to skip to content

AD Coopera: transformando vidas através da reciclagem

O novo episódio do Ondas Impressas, o 80º desde o lançamento do podcast em 2020, aborda o novo programa da Avery Dennison, cuja primeira ação está focada no desenvolvimento pessoal e profissional dos catadores, os verdadeiros heróis da reciclagem.

Estima-se que mais um milhão de pessoas vivam da coleta de materiais recicláveis no Brasil. E, apesar da atividade ser reconhecida como uma profissão, ainda é estigmatizada, mesmo sendo fundamental do ponto de vista social e econômico.

Com o objetivo de colaborar para a mudança desse cenário, a Avery Dennison desenhou a AD Coopera, unindo a cadeia produtiva em prol da qualificação desses trabalhadores. Esse é o tema do 16º episódio da quarta temporada do Ondas Impressas, podcast que discute o universo da impressão.

A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Telines Basilio, presidente da Coopercaps, uma das maiores cooperativas de catadores do Brasil, e com Mariana Bortulucci, especialista em sustentabilidade na Avery Dennison.

Ouça a inspiradora história de Telines Basilio, conhecido como Carioca. Ex-morador de rua, ao lado de outros 20 catadores ele fundou a Coopercaps há duas décadas, e hoje emprega 355 pessoas.

Mariana Bortulucci detalha o projeto AD Coopera, que visa transformar vidas por meio da reciclagem. “Quando a gente fala de impacto social e socioambiental, temos de deixar um pouco de lado a questão da competitividade, de só trabalhar dentro da nossa bolha, e buscar o bem comum. As cooperativas e os recicladores são elos extremamente importantes da nossa cadeia produtiva e se a gente conseguir desenvolver esses elos, todos serão beneficiados”, afirma Mariana no podcast.

O T4 EP16 – Heróis da reciclagem está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher. E também no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.