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Embalagens de papel lideram a preferência dos consumidores

Pesquisa realizada por Two Sides em 16 países aponta a percepção de que elas são melhores para o meio-ambiente e a reciclagem. A pesquisa Trend Tracker Survey 2023, realizada pela Toluna a pedido de Two Sides junto a 10.250 pessoas em 16 países, incluindo mil entrevistados no Brasil, mostra que as embalagens em papel seguem na preferência dos consumidores.

Essa tendência inclusive se acentuou a partir da pandemia. Indagados sobre o material de embalagem preferido, com base em 15 atributos ambientais, visuais e físicos, os consumidores apontaram o papel como o preferido em 10 deles, liderando o ranking em relação aos demais materiais: vidro, metal e plástico.

As embalagens de papel, cartão e papelão lideram como as mais biodegradáveis na avaliação de 72% dos entrevistados; as melhores para o meio ambiente, para 58% dos consumidores; as mais leves (57%); mais fáceis de abrir e fechar (46%); mais práticas (41%) e mais fáceis de armazenar (35%).

Já as embalagens de vidro lideram no quesito de melhor proteção, maior durabilidade e maior capacidade de reutilização; as de metal, como as mais robustas e as de papel, por sua sustentabilidade e menor custo.

Quando o foco é o meio ambiente, 51% dos consumidores acreditam que mais de 40% das embalagens de papel são recicladas, enquanto a mesma percepção ocorre com 43% dos consumidores em relação ao plástico, 44% em relação ao metal, 29% ao vidro e 24% em relação aos dispositivos eletrônicos

Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância de se utilizar materiais que sejam biodegradáveis, recicláveis e que tenham menor impacto sobre o meio ambiente. E as embalagens de papel, cartão e papelão são identificadas como as melhores em termos ambientais, além de liderarem em outros quesitos, na comparação com os demais materiais”, afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.

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