Site icon Ondas Impressas

Bibliotecas de SP ganham óculos que leem livros

Bibliotecas de SP ganham óculos que leem livros

Bibliotecas de SP ganham óculos que leem livros

Os dispositivos escaneiam as páginas, auxiliando os deficientes visuais.

A Folha de S.Paulo publicou uma notícia no dia 18 de julho sobre uma ação pública que passou a disponibilizar gratuitamente, em todas as bibliotecas municipais da cidade, pares de óculos especiais que ampliam o acesso de pessoas com deficiência visual à literatura.

O dispositivo OrCam My-Eye, que é acoplado aos óculos com um imã, escaneia as páginas dos livros e faz leitura oral da publicação.

Os óculos estão disponíveis nas 54 bibliotecas municipais de São Paulo. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, a gestão Ricardo Nunes avalia a compra de 10 óculos para cada unidade da capital para incentivar a inclusão e aproximar todos os públicos.

O processo está em fase final de cotação. Cada par de óculos custa R$ 16,4 mil, segundo a secretária. “A expectativa é finalizar essa compra por meio de processo licitatório em dois meses”, afirmou à Folha Aline Torres.

De acordo com a última pesquisa do Censo do IBGE, de 2010, a cidade tinha, na época, mais de 345 mil pessoas cegas ou com grande dificuldade para enxergar.

Exit mobile version