Press "Enter" to skip to content

Bibliotecas de SP ganham óculos que leem livros

Os dispositivos escaneiam as páginas, auxiliando os deficientes visuais.

A Folha de S.Paulo publicou uma notícia no dia 18 de julho sobre uma ação pública que passou a disponibilizar gratuitamente, em todas as bibliotecas municipais da cidade, pares de óculos especiais que ampliam o acesso de pessoas com deficiência visual à literatura.

O dispositivo OrCam My-Eye, que é acoplado aos óculos com um imã, escaneia as páginas dos livros e faz leitura oral da publicação.

Os óculos estão disponíveis nas 54 bibliotecas municipais de São Paulo. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, a gestão Ricardo Nunes avalia a compra de 10 óculos para cada unidade da capital para incentivar a inclusão e aproximar todos os públicos.

O processo está em fase final de cotação. Cada par de óculos custa R$ 16,4 mil, segundo a secretária. “A expectativa é finalizar essa compra por meio de processo licitatório em dois meses”, afirmou à Folha Aline Torres.

De acordo com a última pesquisa do Censo do IBGE, de 2010, a cidade tinha, na época, mais de 345 mil pessoas cegas ou com grande dificuldade para enxergar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.