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Varejo de livros: faturamento sobe, volume cai

Janeiro registra crescimento de 1,95% na receita da venda de livros, porém com volume 5,38% menor.

O 1º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registra um faturamento de R$ 263,83 milhões contra R$ 258,79 milhões em 2022, e um volume de 5,23 milhões contra 5,53 milhões.

Ismael Borges, gerente regional da Nielsen Book do Brasil, comenta: “É importante fazer uma pequena viagem no tempo, neste mesmo período do ano passado. O número apresentado naquela ocasião (crescimento de 22,43% em volume e 20,03% em valor) não só traduzia uma forte retomada às atividades de consumo, mas também impunha um patamar alto de comparação para os próximos períodos. E aqui estamos no tempo presente olhando para um número que é objetivamente negativo, mas que precisa ser tratado com uma lupa mais atenta”.

Nota-se um preço médio superior de 7,75% e um desconto médio menor de 4,5%, fatores que colaboraram para a positividade no faturamento, mesmo com um volume menor.

As campanhas dos varejistas em torno do “Volta às Aulas” influenciaram o bom desempenho de livros didáticos, que mostram um aumento do faturamento de 35,12% para 36,67% em 2023. A categoria teve um aumento no preço médio de 14,34%, contribuindo para o crescimento do preço médio total do mercado.

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