O objetivo é engajar população no descarte adequado de resíduos; expectativa é coletar 30 toneladas de materiais plásticos recicláveis mensalmente.
A Braskem se uniu à startup Coletando em uma iniciativa que visa ampliar o descarte consciente e adequado de produtos plásticos.
A Coletando atua na inclusão bancária por meio da coleta de resíduos em três tipos de ecopontos: móvel (com triciclo), fixo (instalados em estabelecimentos como supermercados, shoppings etc.) e inteligente (localizados em condomínios), em 17 municípios de quatro estados (SP, RJ, MG e BA). Nessas unidades, todos podem descartar materiais pós-consumo feitos de plásticos, vidro, papel, papelão, alumínio, entre outros, em troca de créditos para compras.
A ação funciona em um sistema de cashback: as pessoas levam suas embalagens pós-consumo higienizadas para os pontos de coleta (ou as entregam nos pontos móveis circulantes) e podem trocá-las por créditos disponibilizados em um cartão, fornecido diretamente no ecoponto. Com este cartão, será possível fazer compras em estabelecimentos locais, como mercados, farmácias e padarias.
Os resíduos coletados serão encaminhados para uma das 25 cooperativas parceiras, que destinarão os materiais para a reciclagem. Os itens de plásticos (polietileno e polipropileno) serão direcionados para a Braskem, que irá realizar a reciclagem desses artigos em sua unidade de reciclagem mecânica, operada pela Valoren, em Indaiatuba, interior de São Paulo, fazendo com que retornem à cadeia como resina reciclada pós-consumo para que a indústria de transformação possa produzir novos produtos, fechando assim o ciclo da economia circular.
Na foto: Saulo Ricci, fundador e CEO da Coletando