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Começa a terceira temporada

Já está no ar a terceira temporada do Ondas Impressas, o primeiro podcast independente do universo da impressão. A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano, para uma conversa sobre o aumento de preço no papel para imprimir e escrever.

No dia 20 de janeiro, a Suzano comunicou aos clientes reajuste de 35% em sua linha de papéis revestidos (Suzano Design, Suzano Press e Suzano Fit), que passaria a vigorar no dia 1º de março. A reação foi tão negativa que a companhia, depois de reuniões com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, revisou a decisão e decidiu amenizar o aumento dividindo-o em três momentos. Ajuste de até 10% a partir de 1º de março, outro de até 10% em 1º de abril e um último de até 7,4% em 1º de junho.

Como explica Hamilton ao longo do episódio, o peso do papel no custo de um impresso depende do produto e do processo utilizado, e pode chegar a representar até 50%. Soma-se a isso o fato de a Suzano ser hoje a única fabricante de papel couché L2 no Brasil.

De acordo com o diretor comercial da Suzano, a escalada no preço desse tipo de papel está relacionada a uma série de fatores, entre eles a diminuição na capacidade instalada, seja por fechamento de fábricas, seja pela conversão de máquinas para a fabricação de outros tipos de papel, como o kraft para confecção de embalagens. “Se somarmos Estados Unidos e Europa, tivemos mais de 11 milhões em capacidade que sumiram do mercado em dois anos.” Junta-se a isso a pressão inflacionária e a queda na demanda pelo papel revestido L2 no Brasil, declínio classificado como “brutal” pelo executivo. “A Suzano é hoje o único produtor da América Latina porque ninguém mais quer fazer [couché L2] por todas as questões ligadas a oferta e demanda. Ficamos sozinhos porque todo mundo saiu fora e foi fazer outros tipos de papel.”

O T3 EP01 – Couché nas alturas já está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

2 Comments

  1. Ferreira Neto
    Ferreira Neto 2 de Março, 2022

    Bem q a Suzano poderia lança um genérico do papel Couchê, algo que pudesse nos oferecer uma outra opção.
    Não sei se seria viável, mais q seria uma boa pra todos nós das pequenas gráficas do Brasil.

    Forte abraço e sucesso

    • ondasadmin
      ondasadmin 8 de Março, 2022

      Ferreira, entendo o seu ponto. A questão é que couché não é uma marca e sim um papel offset com revestimento, tipo uma pintura (couché em francês quer dizer camada), e tem um custo maior também devido a isso. Parece difícil criar um papel que tenha essas características a um custo de produção mais baixo. Uma sugestão é explicar para os clientes o que está acontecendo e oferecer alternativas ao couché, até mesmo o próprio offset, quando o custo inviabilizar algum produto.
      Sucesso pra você também!

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