A APS Eventos Corporativos divulgou o balanço do evento. Em sua 5ª edição, a ExpoPrint & ConverExpo Latin America, realizada entre 5 e 9 de abril, em São Paulo, atraiu 40.168 profissionais, incluindo uma alta taxa de visitação internacional.
Para que você tenha um parâmetro de comparação, o evento anterior, em 2018, recebeu 50.216 pessoas, e quatro anos antes 48.866.
Obviamente, temos de considerar o contexto nacional e internacional. Como comentamos em nossa live do dia 7 de abril (tá lá no YouTube, dá uma olhada), essa foi a feira possível, a feira dos resilientes, com o grande mérito, destacado pelo Hamilton Costa, de ter máquinas no chão.
Certamente o câmbio favorável contribuiu. No primeiro trimestre de 2022, nossa moeda teve uma valorização em torno de 15% frente ao dólar.
O otimismo, vamos dizer, cauteloso, teve reflexos no fechamento de pedidos. Os organizadores (Afeigraf, Abflexo, APS) divulgaram que os negócios gerados pela ExpoPrint & ConverExpo, de acordo com relatos dos expositores, alcançaram a marca de R$ 1 bilhão. Em 2018 esse montante foi de R$ 900 milhões, sendo que há quatro anos a feira contou com 326 expositores e agora com 161.
Essa estimativa vai ao encontro, por exemplo, do balanço divulgado pela Heidelberg, presente com o maior estande. “Os resultados foram bem acima das nossas expectativas. Começamos o ano fiscal [abril] com 63 castelos de impressão já negociados e em linha produção e durante a feira vendemos mais de 50”, afirmou Silvia Montes, presidente da Heidelberg do Brasil.
Agora é esperar para ver o que os próximos meses nos reservam. Na verdade, esperar não, se preparar e trabalhar em fina sintonia com o cliente.
E você, foi à ExpoPrint? Gostou? Conta aqui pra gente. Aproveita pra conferir a nossa live no YouTube. Destacamos as principais tecnologias, tá muito legal.