Press "Enter" to skip to content

Governo de SP decide só usar livro digital a partir do 6º ano

1,4 milhão de alunos não receberão livros didáticos impressos em 2024.

#educacao Tá em choque? Nós também!

A Folha de S.Paulo divulgou a notícia ontem no fim do dia e o site Publishnews já repercutiu.

O governo paulista decidiu não participar do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, de 2024, que comprará livros para o fundamental 2 (6º a 9º ano) neste semestre, para serem entregues no próximo ano. E informou que fará isso também com o ensino médio.

A Secretaria de Educação do Estado, liderada por Renato Feder, disse à Folha que utilizará apenas conteúdo produzido pelo próprio governo paulista para manter “a coerência pedagógica”.

Estranho isso, não?!

São mais de 1,4 milhão de alunos que não receberão livros didáticos impressos no ano que vem. Considerando todos os conteúdos disciplinares, mais de 10 milhões de livros deixarão de ser distribuídos.

Ao Publishnews João Scortecci, presidente da Abigraf-SP, comentou: “até a Unesco divulgou relatório sugerindo – ou recomendando – que os governos proíbam o uso excessivo de computadores, tablets, aplicativos e plataformas tecnológicas nas escolas. De acordo com pesquisas científicas, o uso excessivo dessas ferramentas digitais em sala de aula faz ir por água abaixo o desempenho em aprendizagem, afetando inclusive a estabilidade emocional dos estudantes”.

Além da Abigraf, várias entidades que representam a cadeia produtiva do livro estão se manifestando contra a decisão do governo paulista, como a Câmara Brasileira do Livro, CBL, e a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais, Abrelivros.

Nossa preocupação é também em relação às 3.280 escolas do ensino fundamental em São Paulo e com seus alunos que, muitas vezes, nem têm acesso ao digital”, disse Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros ao Publishnews.

Veja matéria da Folha, incluindo a nota oficial da secretaria:

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/07/sp-fica-fora-de-programa-nacional-de-livro-didatico-e-ira-usar-so-conteudo-proprio-em-escolas.shtml

Aqui a notícia no Publishnews

https://www.publishnews.com.br/materias/2023/08/01/governo-de-sp-decide-nao-participar-do-pnld-e-adotar-apenas-conteudo-didatico-digital?mc_cid=3a74cb1820&mc_eid=c3c06f4dce

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.