Press "Enter" to skip to content

Indústria brasileira de máquinas tem queda em abril

Em abril, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou queda de 11,4%nas receitas líquidas de venda, anulando parte do crescimento de 18,2% observado em março. Os dados são da pesquisa Indicadores Conjunturais, da Abimaq/ Sindimaq, divulgada o final de maio.

Apesar do recuo, a expectativa de recuperação do faturamento em 2022 está mantida, dado o bom desempenho dos negócios observados durante a Agrishow no final de abril e durante a Feimec no início de maio.

No ano (jan/abr), o setor acumula queda de 6,1% no total de receitas líquidas, quando comparadas com os resultados do mesmo período de 2021.

Os números observados no primeiro quadrimestre do ano indicam que a desaceleração da atividade industrial, iniciada no último trimestre de 2021, principalmente nos setores ligados ao consumo das famílias, continua impactando negativamente os investimentos produtivos de alguns segmentos.

Na análise interanual (jan/abr contra mesmo período de 2021), a queda mais intensa se deu nas vendas de máquinas para bens de consumo (34,1%).

Os investimentos ligados aos setores agrícolas e de construção civil mantiveram o bom desempenho observado no último ano, crescimento de 7,9% e 8% respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.