Press "Enter" to skip to content

Matéria-prima: 71% das indústrias registraram alta acima do esperado

Pesquisa da CNI mostra agravamento da pressão sobre os preços dos insumos, coincidindo com o início da guerra na Ucrânia. Setor aponta para aceleração nos custos e atraso na entrega dos insumos.

A alta dos preços de insumos e de matérias-primas atingiu o setor industrial de modo inesperado em março.

A última Sondagem Especial feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o aumento dos custos de insumos e matérias-primas nacionais superou as expectativas de 71% das empresas, na média na indústria extrativa e de transformação, e de 73% no caso específico da indústria da construção civil. Foram ouvidas 1.842 empresas, sendo 744 de pequeno porte, 660 médio porte e 438 de grande porte.

Entre as empresas que dependem de insumos importados no seu processo produtivo, 58% das companhias na indústria extrativa e de transformação e 68% na construção relatam aumento de preços acima do esperado.

A alta de custos nos insumos importados superou as expectativas de 100% das empresas de biocombustíveis, de 94% das indústrias de produtos de borracha, de 75% do setor de impressão e 73% da indústria química.

As dificuldades e os atrasos nas cadeias de suprimentos começam a gerar uma reconfiguração na produção das indústrias brasileiras. De acordo com a pesquisa da CNI, 40% da indústria geral (extrativa e de transformação) e 54% da indústria da construção que dependem de insumos importados pretendem mudar a estratégia de aquisição de insumos e matérias-primas e buscar fornecedores no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.