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Mercado editorial acumula queda

10º Painel do Varejo de Livros aponta retração acentuada em outubro nas vendas e no faturamento.A pesquisa pela Nielsen Book e divulgada pelo SNEL revelou que o tombo foi de 17,21% em relação ao mesmo período de 2022.

Neste ano foram vendidos 3,33 milhões de livros, contra 4,03 milhões em outubro de 2022. Mesmo com um preço médio superior, o faturamento de 2023 também não conseguiu alcançar ou até mesmo superar a performance do décimo período de 2022, registrando R$ 153,67 milhões contra R$ 173,36 milhões, resultando numa variação de -11,36%.

Ismael Borges, gerente regional da Nielsen Book Brasil, comenta: “o período vinha com uma tarefa difícil de superação, já que o período 10 de 2022 contabilizava bons números devido as ações promocionais e também contava com o fenômeno dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. Além de um período menos agressivo, o setor não pôde contar com os números da Livraria Saraiva, que deixa de existir”.

A variação superlativa do período impactou no acumulado de 2023, tanto no volume como em valor, registrando -6,43% e -0,68%, respectivamente. Do início do ano até 8 de outubro de 2023, o setor livreiro apresenta a venda de 41,08 milhões de livros com uma arrecadação de R$ 1,88 bilhão. Já em 2022, o volume de livros comercializados chegou à marca de 43,9 milhões, acumulando uma receita de R$ 1,90 bilhão.

Neste período, a ausência de grandes lançamentos esperados pelo público e a espera pelos descontos da black friday que se aproxima podem ajudar a explicar a continuidade da queda do faturamento. Por isso é sempre importante destacar a necessidade de uma maior bibliodiversidade no mercado, com novas apostas que atraiam o público às livrarias”, lembrou Dante Cid, presidente do SNEL.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

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