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Posigraf neutraliza emissão de carbono na impressão

Gráfica paranaense se torna a primeira a atingir tal meta no segmento promocional/editorial. Pertencente ao Grupo Positivo, a Posigraf atingiu a meta de se tornar uma empresa carbono neutro nas emissões de gases resultantes de suas atividades um ano antes do previsto. 

A empresa utilizou a metodologia de compensação voluntária, sem gerar créditos de carbono comercializáveis em mercados tradicionais. As emissões diretas da Posigraf do escopo 1, que incluem as emissões lançadas à atmosfera do processo produtivo da empresa, foram compensadas na Mata do Uru, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada na cidade da Lapa/PR, com base no método do Programa Desmatamento Evitado, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

Além disso, as emissões do escopo 2, que são as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) liberadas na atmosfera devido ao consumo de eletricidade, também foram neutralizadas pela gráfica.

De acordo com a analista de Meio Ambiente da Posigraf, Thaís Milena de Araújo, a gestão das mudanças climáticas faz parte da estratégia de negócio da empresa, que investe recursos na conservação da biodiversidade há 21 anos, correspondendo a aproximadamente R$ 2 milhões no total. “Essa ação destina recursos principalmente para os serviços ecossistêmicos, que são os benefícios que a natureza nos fornece de forma direta e indiretamente, como polinização, regulação do ciclo da água e purificação do ar”, detalha Thaís, revelando que todas as ações desenvolvidas pela organização estão alinhadas aos acordos globais estabelecidos pelo conceito ESG.

A Posigraf tem um histórico de pioneirismo em questões ambientais. Em 2000, tornou-se a primeira gráfica do País a receber a certificação ISO 14001 e, em 2003, foi pioneira também em integrar a conservação da biodiversidade ao negócio, com a adoção da Mata do Uru.

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