Press "Enter" to skip to content

Produtividade na indústria tem primeira alta desde o 3º tri de 2020

Índice registrou aumento de 2,3% no segundo trimestre deste ano em comparação ao tri anterior com base na série livre de efeitos sazonais.

O estudo produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que essa é a primeira alta do indicador desde o terceiro trimestre de 2020, interrompendo uma sequência de seis trimestres de queda.

Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas caíram 0,8, e o volume produzido cresceu 1,4%. O avanço da produção, que aumentou pelo terceiro trimestre consecutivo, ocorre em um cenário de aquecimento do mercado de trabalho, com a recuperação do emprego e do rendimento.

Falamos sobre produtividade no universo da impressão no último episódio, o 15º deste ano.

A indústria tem tido dificuldade de manter a produção devido à falta ou alto custo de insumos e matérias-primas. No segundo trimestre do ano, a alta do indicador, que interrompeu seis trimestres de queda, se deve provavelmente à redução dessas dificuldades”, explica a gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha.

Apesar do avanço em relação ao início do ano, as incertezas permanecem elevadas no cenário externo em função dos lockdowns na China e do conflito na Ucrânia, fatores que dificultam a solução para a falta de insumos. Diante de um cenário ainda de restrição à produção, é improvável que o indicador se recupere o suficiente para fechar o ano de 2022 em alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.