O novo episódio do podcast Ondas Impressas se debruça sobre o Relatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de Quadrinhos, que acaba de ser lançado.
Em 2022 houve um ligeiro crescimento no número de títulos de quadrinhos lançados no Brasil, passando 2.130 em 2021 para 2.262 títulos no ano passado, sendo que uma única editora, a Panini, é responsável por mais de 50% desse total.
Esses números estão no Relatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de Quadrinhos, elaborado pelo pesquisador e quadrinista Lucio Luiz. Com o objetivo de divulgar a produção impressa de quadrinhos no Brasil, o relatório traz dados relevantes sobre preço, origem das produções e os gêneros mais publicados.
Para repercutir esses resultados, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com o próprio Lucio Luiz, jornalista, doutor em Educação, roteirista e editor-chefe da Marsupial Editora, e com o Jota Silvestre, jornalista especializado em cultura pop e eventos corporativos.
A dupla fala sobre o aumento no número de títulos, sobre o papel do quadrinho estrangeiro, a mudança no formato das publicações com a migração dos quadrinhos das bancas para as livrarias e sobre a alta qualidade da produção gráfica das histórias em quadrinhos nacionais.
O T4 EP15 – Quadrinhos no Brasil está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher. E também no YouTube.