Press "Enter" to skip to content

Quem manda nos projetos de embalagem? Um debate sobre atribuições, valor e colaboração

Novo episódio do Ondas Impressas discute os caminhos para o desenvolvimento de embalagens com mais eficiência, criatividade e sustentabilidade.

Num setor cada vez mais orientado pela inovação e pela sustentabilidade, quem deve assumir a liderança no desenvolvimento de projetos estruturais de embalagem: o designer, o convertedor ou o dono da marca? Essa é a provocação que guia o sétimo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, apresentado pela jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa.

O programa reúne três vozes com experiências complementares: Gabriel Musskopf, diretor comercial da Solupack, indústria de Roca Sales (RS) especializada em embalagens para o setor de cosméticos; Ricardo Sastre, diretor da Mudrá Design e presidente da APdesign (RS); e Arieta Soares, consultora sistêmica de embalagem, com passagem por grandes marcas, como a BRF Pet.

A conversa gira em torno dos modelos mais adotados hoje no mercado – desde estúdios de design que desenvolvem projetos completos até convertedores que oferecem a criação integrada à produção, muitas vezes sem cobrança direta pelo serviço. Em pauta, os desafios da precificação, da percepção de valor, da fidelização de clientes e das oportunidades (ainda pouco exploradas) de parcerias híbridas entre os diferentes agentes da cadeia.

Com um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo, o episódio aponta para a importância de uma atuação colaborativa e alinhada desde as primeiras etapas da concepção da embalagem – o que pode ampliar a efetividade dos projetos, gerar soluções mais criativas e sustentáveis, e valorizar o papel de cada profissional envolvido.

O T6 EP7 – Quem manda nos projetos de embalagem está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.