Press "Enter" to skip to content

Rio de Janeiro perde 84 livrarias em 5 anos

Guia lançado pela Associação Estadual de Livrarias RJ mostra que no mesmo período foram inauguradas 20 lojas.

O Guia das Livrarias do Estado do Rio de Janeiro é uma versão ampliada do livro lançado em 2017 somente com as livrarias cariocas. Naquele ano, a cidade contava com 210 livrarias, número reduzido agora para 146.

O maior número de lojas fechadas foi da Saraiva, que perdeu 10 unidades, enquanto a Leitura, nesse período, fechou uma loja e abriu cinco no Rio. Novas lojas independentes de bairro surgiram com foco na segmentação do acervo.

A nova edição do guia traz, além das cariocas, as unidades do Interior do Estado e mostra espaço para o comércio livreiro em várias cidades fluminenses. Em número de livrarias, Niterói está em segundo lugar, atrás do Rio, com 15 lojas, e Petrópolis em terceiro com seis.

Na nova edição aparece a livraria mais antiga do Brasil, a Ao Livro Verde, em Campos dos Goytacazes, fundada em 1844. Na capital a mais antiga é a da Federação Espírita Brasileira, fundada em 1897.

O Guia de Livrarias do Estado do Rio de Janeiro tem distribuição gratuita e está disponível na sede da AEL RJ, no Centro, mediante agendamento pelo whatsapp 2220 8182 ou pelo e-mail aelrj@aelrj.org.br

Fonte: Sindicato Nacional dos Editores de Livros, SNEL

ativador office 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.