O assunto do EP7 do Ondas Impressas é o segmento de rótulos e etiquetas e suas principais tendências, mercado que movimentou R$ 3 bilhões em 2022.
O valor bruto da produção de embalagens no ano passado foi de R$ 123,2 bilhões, o que significa um crescimento de 3,9% em relação a 2021, segundo levantamento anual da Associação Brasileira de Embalagem, Abre. Desse montante, os rótulos e etiquetas representaram 2,45%.
E quatro grandes tendências dominam hoje esse setor, de acordo com Renato Rafael, gerente de produtos para América Latina, e Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios, ambos da Avery Dennison. Eles são os convidados do sétimo episódio da quarta temporada do podcast Ondas Impressas.
Na conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, a dupla conta como a sustentabilidade, a expansão do e-commerce, as mudanças nos hábitos dos consumidores e o enfoque na produtividade estão impactando a indústria de rótulos e etiquetas autoadesivos.
Eles ressaltam a necessidades de unir as habilidades e conhecimentos de diferentes áreas das empresas, como marketing, manufatura e compras, para desenvolver estratégias inovadoras e encontrar alternativas mais ecológicas.
Destacam também os avanços da Avery Dennison nesse sentido, como o reconhecimento da Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) conquistado neste ano, atestando que os filmes com adesivos acrílicos laminados fabricados pela empresa no Brasil não impactam o processo de reciclagem. “Isso significa que os nossos rótulos podem permanecer nas embalagens de PEAD rígido sem comprometer a reciclagem como um todo”, diz Renato.
O T4 EP7 – Conteúdo patrocinado: tendências em rótulos e etiquetas está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher. E também no YouTube.