Produto lançado com o startup da primeira máquina de papel do Projeto Puma II e patenteado pela companhia é feito 100% de eucalipto e se destaca pelos atributos de sustentabilidade.
Passado um ano desde o início das atividades da primeira máquina de papel do Projeto Puma II – o maior investimento da história da Klabin, que compreende a construção de duas máquinas de papel com produção integrada de celulose -, a MP27 superou a marca de 330 mil toneladas de Eukaliner e Eukaliner White produzidos e comercializados para os mercados interno e externo.
A máquina, que tem capacidade para produzir 450 mil toneladas por ano, superou a curva de aprendizagem esperada para o período. Desenvolvida e patenteada pela Klabin, a gama de produtos Eukaliner é a primeira do mundo com papel kraftliner feito 100% a partir da fibra de eucalipto, o que garante vantagens como a otimização da área florestal necessária para a sua produção, além de propriedades como uma estrutura mais robusta, o que permite a redução da gramatura das embalagens de papelão ondulado com aumento da resistência e melhor qualidade de impressão.
Além da MP27, que teve o início da operação em 2021, o Projeto Puma II, em Ortigueira (PR), segue com o avanço das obras para a implementação da MP28, segunda máquina de papel prevista no projeto.
A MP28 terá como foco a produção de papelcartão, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais e consolida a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e alimentos industrializados (cereais, chocolates, pizzas, proteínas etc.), produtos de higiene e limpeza (detergentes em pó, creme dental), cartão para embalagens multipack de latas e garrafas, além de cartões para o crescente segmento de food service, como copos e bandejas, dando sequência aos planos contínuos de crescimento e expansão da Companhia. O startup da máquina está previsto para o segundo trimestre de 2023.