ByteDance está propondo aos autores que publiquem suas obras pela editora própria da companhia chinesa. Depois do sucesso dos booktokers, que têm alavancado a venda de livros, a empresa está entrando em contato com escritores independentes oferecendo serviços completos de marketing on-line.
Embora a ByteDance, controladora do TikTok, tenha se manifestado pouco publicamente sobre seus planos no meio editorial, que estão numa fase inicial, está claro como a empresa tem potencial para vender uma grande quantidade de livros.
Muitos dos usuários do TikTok — mais de 150 milhões só nos Estados Unidos — estão interessados em livros. No ano passado, os vídeos com a hashtag #BookTok foram vistos mais de 91 bilhões de vezes, uma alta em comparação aos aproximadamente 60 bilhões de visualizações no ano anterior, de acordo com a empresa.
A exposição na plataforma tem levado muitos autores à lista dos mais vendidos — entre eles Colleen Hoover, que conquistou o topo dela. As publicações com a hashtag #ColleenHoover foram vistas mais de 4,2 bilhões de vezes e seus livros venderam mais de 24 milhões de cópias.
As vendas impulsionadas por mais de 100 autores com um grupo fiel de seguidores no BookTok chegaram a US$ 760 milhões em 2022, um aumento de 60% em relação a 2021, de acordo com a Circana BookScan, que acompanha as vendas de livros físicos nos Estados Unidos. Neste ano, até o momento, as vendas cresceram aproximadamente 40% em relação ao ano passado.
Aqui no Brasil, um levantamento de 2021 revelou que o TikTok havia provocado um aumento de 42% na venda de literatura infantojuvenil. Não é à toa que a CBL anunciou, no lançamento do Prêmio Jabuti de 2023, a intenção de se aproximar dos booktokers.
Fontes: Estadão https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/nyt-tiktok-publicar-livros-best-sellers/.
G1 https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/07/26/booktok-onda-de-videos-sobre-livros-no-tiktok-impulsionam-obras-de-suspense-e-fantasia.ghtml