Press "Enter" to skip to content

“Também guardamos pedras aqui” é o grande vencedor do Prêmio Jabuti

Obra da atriz e poeta Luiza Romão foi publicada pela editora Nós. Cerimônia aconteceu no dia 24 de novembro no Theatro Municipal de SP.

A 64ª edição do Prêmio Jabuti marcou o retorno presencial da cerimônia após dois anos em formato online. E o Ondas estava lá!

O evento, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), consagrou “Também guardamos pedras aqui” como o Livro do Ano 2022. Outras obras também foram premiadas em 20 categorias divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A jornalista Adriana Couto foi a mestre de cerimônias da premiação.

Grande vencedora da noite, a poeta e atriz Luiza Romão receberá a estatueta dourada do Livro do Ano 2022, além do prêmio no valor de R$ 100 mil. A obra, da editora Nós, tem a guerra de Troia como objeto central, a partir do qual as injustiças, crimes e opressões são escancarados aos olhos do leitor.

Neste ano o concurso registrou recorde de inscrições: 4.290 obras inscritas, o que significou um aumento de 25% em relação a 2021. A noite de festa e premiação teve Sueli Carneiro homenageada como Personalidade Literária de 2022. 

Entre os muitos sonhos que tive na vida, nunca imaginei a possibilidade de ser homenageada por um prêmio como esse. Aqui estou essa noite realizando sonhos não ousados. Essa distinção de personalidade literária acolhe, generosa e solidariamente, não apenas meus escritos, mas sobretudo confere reconhecimento às lutas que empreendemos contra as vivências que pessoas negras experimentam nessa sociedade. Essa homenagem que recebo com orgulho e humildade significa para mim um momento de afirmação e reconhecimento da legitimidade desse lugar de fala e de escrita”, agradeceu Sueli Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.