No acumulado ano ano foram vendidos 47,65 milhões livros em 2022, com uma arrecadação de R$ 2,06 bilhões, valores superiores em relação ao ano anterior em 4,06% e 8,59%, respectivamente.
Os dados são do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O décimo primeiro período (10 de outubro a 6 de novembro), que antecedeu a Black Friday, registrou um bom resultado em faturamento. Houve um aumento de 6,44% e a soma total das vendas chegou a R$ 162,32 milhões contra R$ 152,5 milhões alcançados em 2021.
A quantidade de livros comercializados no mais novo período analisado mostra que em 2022 houve resultados próximos em relação a 2021, sendo 3,75 milhões contra 3,74 milhões, alcançando uma variação positiva de 0,21%.
Outro fator a ser notado é o número de ISBNs no período. “Chama a atenção a redução da bibliodiversidade do mercado, ou seja, a quantidade de ISBNs movimentados dentro de cada período. Apresentando valores negativos pelo quarto período consecutivo neste ano, este último traz uma diminuição de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal fato torna o período atual o de menor bibliodiversidade dos últimos 24 meses”, comenta Ismael Borges, gerente regional da Nielsen Book do Brasil.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.