Empresa une esforços com os especialistas da aliança 4evergreen, criada pela Confederação Europeia da Indústria do Papel (Cepi), da qual a Voith faz parte há um ano.
A otimização da reciclagem de fibras e o fortalecimento da economia circular são premissas fundamentais para aumentar a sustentabilidade do setor papeleiro. Entre outros benefícios, a reciclagem de fibras fixa CO2 conserva recursos e economiza custos. No entanto, para aumentar ainda mais as taxas de reciclagem, o setor papeleiro precisar desenvolver inovações. Foi isso que motivou a Voith a participar do grupo de trabalho de “Inovação” da aliança 4evergreen. Nesse grupo, os especialistas da empresa oferecem a experiência adquirida no Fiber Technology Center (FTC) da Voith para aprimorar o processo de reciclagem. Ao otimizar os agregados, processos e configurações, o setor quer garantir a reciclagem até dos materiais mais difíceis de reciclar, maximizando assim o aproveitamento das fibras.
Em uma primeira etapa desse trabalho, o laboratório da Voith está analisando mais de 10 variantes de papéis-barreira escolhidos pelos membros da 4evergreen. A análise ainda está em andamento. Concluída essa etapa, a Voith desenvolverá e testará conceitos para otimizar ainda mais os sistemas de preparação do papel recuperado usados pelos membros da 4evergreen.
Pra saber mais: www.voith.com/papermaking-for-life/innovation.